segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sophie Calle

Fui ver a exposição da Sophie Calle no domingo passado. Saí de lá com a certeza de que Sophie Calle só podia ser mulher. E que apenas mulheres poderiam participar de um projeto como esse. Comportamento típico do universo feminino: aproveitar a história alheia para expurgar sua própria dor.

Ninguém gosta de ser dispensada, claro. Ainda mais mulheres tão lindas, interessantes e bem resolvidas – como nós – por caras que nunca chegam aos nossos pés e que deveriam dar graçasadeus por termos demonstrado algum interesse por eles.

O pior é que a moda agora é ser covarde: vale tudo para se livrar do enrosco, menos uma conversa franca e direta. No caso de Sophie, a opção foi pelo e-mail. Mas o simples desaparecimento também está em alta. Você não tem sequer a oportunidade de dizer um palavrão ou de fingir que não está nem aí para ele.

Então aparece alguém – não qualquer pessoa, mas uma artista conceituada – e lhe dá a oportunidade roubada, ou seja, a chance de se manifestar. Mais ainda, de tornar pública essa manifestação. O mulherio soltou o verbo.

Já imaginou o inverso? Um homem toma um fora da namorada por e-mail. Ele perde o rumo e resolve dar a volta por cima, convertendo sua decepção e dor em arte. Entra em contato com 107 homens e pede a eles que interpretem o e-mail de rompimento. Quantos desses homens vocês acham que responderiam? Na verdade, acredito que ele não conseguisse chegar nem no nº 2. O primeiro já iria dizer algo como “deixa de ser corno e arranja outra logo, Zé Mané!”. Os homens são mesmo insensíveis.

Mas vale a pena visitar a instalação de Sophie Calle no SESC Pompéia. Exageros à parte, essa parece ser uma boa oportunidade para conhecer um pouco do trabalho da artista, que não ganhou fama por acaso.

Algumas manifestações são realmente hilárias, como a da adolescente que se manifesta via sms: “Esse cara se acha!”. Gostei também da carta assinada pela escritora Christine Angot e, especialmente, do conselho da mãe de Sophie, na linha do ‘não faça tanto drama, minha filha / linda e inteligente, como você é, logo arranja outro melhor’.

Mas a melhor de todas, e que de longe resume bem esse imbróglio, foi a da menina de 9 anos, que, ao final, declara algo como ‘isso é muito triste’. Ela tem razão. É triste mesmo.

Prenez soin de vous!

SOPHIE CALLE _ CUIDE DE VOCÊ : Como parte da programação do Ano da França no Brasil, a Associação Cultural Videobrasil e SESC São Paulo trazem para São Paulo uma das figuras mais instigantes da cena artística internacional, a francesa Sophie Calle. O SESC Pompeia apresenta sua exposição "Cuide de você" (Prenez Soin de Vous), com uma programação que conta com extensa grade de atividades educativas.
SESC Pompéia, de 11/07 a 07/09. Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.

Nenhum comentário: