segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Homem-Aranha

Em que momento perdemos a capacidade de acreditar? Na semana passada, o homem-aranha ganhou os noticiários nacionais. Não o homem-aranha personagem de ficção, mas sim um homem-aranha real. Um menino de 5 anos fantasiado.

O motivo de toda essa repercussão foi um feito pra lá de heróico, desses de por personagem de HQ no chinelo. O menino entrou numa casa em chamas para salvar uma menina de menos de 2 anos que estava presa lá dentro. Conseguiu. Saíram de lá ilesos.

A justificativa para essa atitude, a razão de nenhum medo? “O homem-aranha não é fraco e não tem medo de nada”, declarou o moleque. Aquela simples fantasia, um pedaço de pano colorido, era o suficiente para transformar o menino em herói. E não havia espaço para dúvidas.

Tentei lembrar de quando eu era criança, mas não consegui. Minha memória é péssima. Mas me lembrei das crianças que vemos por aí, andando nas ruas fantasiadas, voltando da escola ou de uma festinha, e do rosto delas, da alegria, do encantamento, da certeza de serem princesas, fadas, índios, super-heróis.

Qual a diferença entre a imaginação e a realidade? Não vejo muita. Tanto uma como outra produzem efeitos muito parecidos: alegria, dor, coragem, medo, enfim, todo um portfólio de emoções. Mudam o tempo todo. Fogem ao nosso controle.

Quando é que perdemos a capacidade de imaginar e de acreditar em nossa imaginação? Acho que cedo demais. Cada vez mais cedo.

Há 15, 2o anos, fomos jovens sem ideologias, só tédio. De lá pra cá, alguma coisa mudou?

Nenhum comentário: